A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 
 
 
Conto
 
A TOUCEIRA DE CAPIM
Por: Afonso e Silva

De volta da caminhada matinal que faço pelo menos quatro vezes por semana, vi um senhor bem velhinho abaixado na calçada em frente tentando arrancar uma touceira de capim. Ele aparentava ter mais de setenta anos. Quando ele me viu se aproximar, com uma voz miúda e bem suave, pediu-me ajuda para arrancá-la. Segurou metade da touceira e esperava que eu segurasse a outra para puxar-nos juntos. Como ele é bem mais idoso que eu, ao invés de pegar a metade que ele separou para eu puxar, pedi-lhe licença para que deixasse tentar arrancá-la sozinho. Ele sorriu e disse que juntos seríamos mais fortes. Concordei, mas insisti para tentar. Ele se levantou. Pareceu-me meio contrariado, mas se afastou. Então, agachei, peguei uma pequena parcela da touceira e arranquei. Depois peguei outra e arranquei. Depois de seis vezes consegui arrancar tudo. Ele abriu um grande sorriso e foi falando:

- Nossa! Como o senhor é inteligente!
Respondi:

- Obrigado, mas não é nada disso. Acontece, senhor, é que sou tão fraco que nem a quatro mãos conseguiria arrancar toda a touceira de uma só vez.

Ele agradeceu e, caminhando na mesma direção que eu, disse que ia buscar sua esposa que estava fazendo unibiótica. Separamos. Continuei caminhando satisfeito, leve e agradecido. Durante esse trajeto fui pensando e refletindo acerca do ocorrido. Conclui o óbvio: pensar antes de agir. E, na minha idade, a força deve ser aplicada depois de esgotada as possibilidades, pois os danos ao corpo podem ser irreversíveis. Enfim, usar menos a força e mais o cérebro, essa deve ser a tônica.
Assim que cheguei, escrevi isso.

 Comente este texto
 Paralerepensar


Comentário (0)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: PSQd (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP será enviado junto com a mensagem.