A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 
 
 

 

 
Resenha
 
Plágio: e uma fortuna paga pela Disney
Por: Marlene A. Torrigo

THE LION SLEEPS TONIGHT é a música que The Walt Disney Company plagiou do músico africano Solomon Linda (1909/1966), que morreu na miséria. A Disney – que alegou acreditar que a música original caíra em domínio publico - só pagou um cifra milionária às quatro filhas herdeiras de Solomon muitos anos depois, através de exaustivas negociações judiciárias, num processo que envolveu advogados, conselheiros, intermediários, onde cada qual recebeu seu quinhão da cobiçada herança que foi paga em única parcela. Para assim ser, a Disney exigiu que o valor pago jamais fosse divulgado.

Vários artistas gravaram a música que é um cover da música "Mbube", lançada em 1939, por Solomon Linda, entre eles Jimmy Dorsey em 1952 e Bill Hayes em 1959. No mesmo ano, o The Kingston Trio gravou uma versão. Em 1961, o grupo The Tokens gravou a música com o título The Lion Sleeps Tonight, versão que ficou famosa, permaneceu em primeiro lugar nas paradas de sucesso e virou trilha sonora do filme O Rei Leão, da Disney.

Enquanto plagiavam Mbube, as irmãs recebiam míseras quantias pelos direitos autorais pelas mãos de um mediador desonesto, permanecendo sempre na pobreza, até que um mediador obscuro, porém honesto, as aconselhou e ajudou para que entrassem com processos milionários contra a super poderosa Disney. Uma das irmãs morreu antes do desfecho jurídico. O filme faturou altíssimo ao redor do mundo. Pelas cifras abaixo abaixo dá para notar que as herdeiras de Solomon Linda, apesar do desfalque dos homens que as assessoravam, ficaram milionárias.

“O Rei Leão foi lançado em 15 de junho de 1994 e foi aclamado pela crítica e público, que elogiou o filme pela sua música, enredo e animação, ganhando dentre os vários prêmios, o Oscar de Melhor Trilha Sonora Original(Hans Zimmer) e Melhor Canção Original ("Can You Feel the Love Tonight", de Elton John e Tim Rice), e o Globo de Ouro de Melhor Filme Comédia ou Musical.
O filme saiu de cartaz como a maior bilheteria de 1994 e foi a segunda maior bilheteria de todos os tempos, perdendo apenas para Jurassic Park. Após o re-lançamento em 3D em 2011, O Rei Leão chegou a 987 milhões de dólares em bilheterias ao redor do mundo, tornando-se a animação desenhada à mão de maior público e uma das maiores bilheterias da história. O sucesso levou a uma adaptação teatral na Broadway que está em cartaz desde 1997, duas sequências diretamente em vídeo, O Rei Leão 2 e O Rei Leão 3, e duas séries telesivas, Timão e Pumba e A Guarda do Leão.” (Fonte: Wikipédia)

 Comente este texto
 Paralerepensar


Comentário (0)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: CNdP (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP será enviado junto com a mensagem.