A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 
 
 

 

 
Artigo
 
Divórcio cultural
Por: Salvatore D' Onofrio

A recente proclamação do Brexit, a separação da Bretanha da União Européia, evidencia o que sempre existiu: uma relevante diferença cultural entre os povos da Civilização Ocidental. Os países de origem predominantemente latina (Itália, Espanha, Portugal) se diferenciam dos de tradição anglo-saxônica (Inglaterra, Suíça, Alemanha). Constatei isso pessoalmente pois, italiano de nascimento e brasileiro por naturalização, visitei várias vezes minha irmã Giulia casada com um londrino e atualmente vivendo na Nova Zelândia, colonizada por ingleses. Ao meu estranhamento por nunca fechar as portas de casa, mesmo saindo para viagens, ela respondeu que lá ninguém entrava na residência de outro sem avisar.
O que caracteriza a diferença de costumes sociais é a observância de normas cívicas baseadas no respeito ao bem comum, que deveria prevalecer sobre o egoísmo individual. Por isso, a cultura britânica ensina os cidadãos a ter poucos filhos para uma melhor educação, cidades limpas, ausência de desemprego e de pedintes esmolas, combate implacável à corrupção política. Em contraste, a cultura de povos de origem latina é regida pela famosa "lei do Gerson": sempre levar vantagens às custas de outros. Às vezes, chego a ter vergonha de ser latino! Compreendo, portanto, os motivos dos que clamam pelo brexit, embora considere a medida em si desagradável e antieconômica. Como acontece em alguns casamentos, é preferível divorciar do que viver juntos, mesmo gastando mais.
--
Salvatore D' Onofrio
Dr. pela USP e Professor Titular pela UNESP
Autor do Dicionário de Cultura Básica (Publit)

 Comente este texto
 Paralerepensar


Comentário (0)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: ZWfS (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP será enviado junto com a mensagem.