A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 
 
 

 

 
Resenha
 
SANTA CEIA
Por: Tolentino e Silva

Resenha descritiva, alusiva à tela "Santa Ceia"
da artista plástica Nilcea Moraes

Jerusalém é considerada uma das mais antigas cidades do mundo e está localizada em um planalto, nas colinas de Hebron, região da Judéia, onde aconteceu a última ceia de Jesus. Ela está relatada nos quatro Evangelhos: em Mateus, 26, 17-30, Marcos 14, 12-26, Lucas 22, 7-39 e João 17,26. Além desses, aparece também em I Coríntios 11, 23-26.

O evento é comemorado na Quinta-Feira Santa. De acordo com os escritos bíblicos, foi ali que Jesus fez a última refeição, dividindo-a com seus apóstolos, antes da crucificação.

O quadro intitulado “SANTA CEIA” foi originalmente produzido de 1495 a 1498, por Leonardo da Vinci, no Convento de Santa Maria delle Grazie, em Milão/Itália, nos períodos Renascença Italiana, Alta Renascença e Renascimento, nas dimensões 4,6m X 8,8m.

A artista plástica Nilcea Moraes (Governador Valadares), sem desviar-se do significado e da importância da obra, principalmente para os cristãos, deu um visual moderno, usando como técnica o cubismo, movimento artístico que surgiu no século XX, nas artes plásticas, tendo como principais fundadores Pablo Picasso e Georges Braque, expandindo-se para a literatura, pela influência de escritores.

O cubismo trata as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando as partes de um objeto no mesmo plano. Historicamente, para alguns, o cubismo originou-se na obra do pintor pós-impressionista francês Paul Cézanne.

(Geraldo Tolentino e Silva
Academia Valadarense de Letras
Patrono: José Cândido de Carvalho
Cad. 18)

 Comente este texto
 Paralerepensar


Comentário (0)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: JEQc (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP será enviado junto com a mensagem.