A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 
 
 

 

 
Artigo
 
Ciência e religião
Por: Salvatore D' Onofrio

Agradeço O Diário da Região por propiciar o debate com o estimado colega da UNESP, Eurípides A. Silva, eu letrado e ele matemático, sobre fé e ciência. Considero a imprensa melhor do que a via eletrônica para refletir sobre conhecimento e problemas da nossa existência, escapando das fake news pela identificação de quem escreve.
Respondendo ao artigo de hoje (28/8) "Religião", confirmo minha ideia da incompatibilidade da ciência com a religião, pois a primeira se fundamenta no raciocínio lógico, na verdade histórica e nos resultados de experimentações, enquanto a outra se baseia apenas na imaginação e na palavra de profetas presumidamente enviados por um Deus. Permito-me contestar a citada opinião do cientista estadunidense Charles Townes, Nobel de Física, falecido em 2015: "A existência de Deus manifesta-se nos processos de descoberta sobre o cosmo e a evolução; quanto maior esse conhecimento, mais o universo parece inexplicável sem um propósito inteligente".
Qual seria, então, esse "propósito inteligente" que teria criado bilhões de galáxias, quando apenas uma estrela, o sol, seria suficiente para aquecer nosso planeta Terra? Ou permitiria que um vírus cause pandemias que desgraçam a vida de tantos seres humanos? Infelizmente, também alguns cientistas se afastam da racionalidade. Se Deus, por definição, é o sumo Poder e o sumo Amor, porque deixaria o mal acontecer? Este interrogativo não tem resposta, pois o Universo é um mistério inexplicável. Quando teria começado o "Tempo"? Ele estaria fora ou dentro da "Eternidade"? A verdade é que o ser humanos, não se conformando com o sofrimento e a morte, inventa um sobrenatural, que existe apenas na nossa imaginação, no nosso desejo.
--
Salvatore D' Onofrio
Dr. pela USP e Professor Titular pela UNESP
Autor do Dicionário de Cultura Básica (Publit)
Literatura Ocidental e Forma e Sentido do Texto Literário (Ática)
Pensar é preciso e Pesquisando (Editorama)
www.salvatoredonofrio.com.br
http://pt.wikisource.org/wiki/Autor:Salvatore_D%E2%80%99_Onofrio

 Comente este texto
 Paralerepensar


Comentário (0)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: BLMA (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP será enviado junto com a mensagem.