A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 
 
 

 

 
Jornalismo
 
Esperança a qualquer preço
Por: Marlene A. Torrigo

Tanto fauna como flora sofrem atrozes agressões há milênios. Além dos desastres naturais de uma terra sempre em ebulição e que estão fora do controle humano, temos os desastres ambientes que afetam a sociedade e os ecossistemas, causando a extinção de vários animais e quase extinguindo outras espécies, aquém de tornar imensas áreas produtivas em inférteis.

Após a Revolução Industrial a Natureza tem sofrido ataques bélicos contínuos e sistemáticos. A poluição hídrica de represas, rios e mares está minando a água potável no planeta. A poluição é maior nas áreas urbanas, pela precária condição de esgoto e saneamento, e pelas falhas contínuas de programas de conscientização ambiental.

Desmatamento e queimadas, provocados ou não, empurram animais sobreviventes para as áreas rurais, que através de suas secreções infectam os animais domésticos. Nesse cruzamento infectam o animal homem, causando muitas vezes, entre tantos problemas de saúde por vírus e bactérias provenientes dos animais, a morte.

Também predadores da mata nativa traficam animais selvagens, causando doenças e mortandade à humanidade. Animais selvagens pertencem à Natureza, mas a cobiça desenfreada do homem, leva-a a torturar, matar e exportar animais que jamais deveriam ser arrancados do seu habitat.

Mas se, entretanto, a nossa ancestralidade manteve sublimes esperanças em tempos melhores, se creu em conscientização, se de alguma forma sustentou a ideia de uma terra salva de massacres, se em verdade (creu que o bicho homem criaria vergonha na cara da vida) ele creu na continuidade de todas as espécies viventes, mantenhamos também a nossa esperança a qualquer preço - nem que seja nos iludindo idem.

 Comente este texto
 Paralerepensar


Comentário (0)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: RPSY (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP será enviado junto com a mensagem.