A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 
 
 
Prosa
 
RODA D'ÁGUA
Por: Luciah Lopez





Da boca do fogão à lenha vinham os chiados e estalidos da madeira meio verde sendo consumida pelo fogo na pressa do calor e na mansidão de cozer o leite e assar o pão.
No arrastar dos chinelos de couro e no vai e vem do avental branco pela cozinha, um ramo de salsa cai distraidamente ao chão.
E na chapa quente, o tostar do queijo faz dual com o café forte escorrendo do coador de pano [tão escuro de tantos banhos].
O crepitar da lenha faz voar os vaga-lumes ardentes e entre dentes, um sorriso de satisfação. No olhar calmo de carinhos plenos, se vê brilhando o alumínio das panelas. Do fio da faca caem as cascas das frutas e nascem as doces estrelas de carambolas, quadrados de mamão e no vidro quente, as compotas de goiabas, marmelos e laranjas da terra.
Um queijo, um beijo, marmelada e paixão – vida de cheiros agridoces entre as tampas e o pilão. Na réstia de alhos e cebolas, uma trança e um limão. Nas gamelas sobre a mesa, o verde das folhas do agrião. Um pano branco bordado com os dias da semana marca o tempo que não passa. E no calor dessa hora, na janela o sol espia e, se enfia no aconchego de um abraço entre cada beijo estalado, um biscoito "casado" e um sorriso de maria-mole.
Água fria, descansada no gosto do barro da velha moringa, escorre entre os goles, doces goles do vermelho das romãs. Entre as cinzas do borralho, surge o gato Mal me quer, que nada quer a não ser dormir e sonhar odores.
O tempo e suas escamas coloridas, brilham no olho do boi, enquanto tudo gira num silêncio onde fermentam as saudades guardadas nas gavetas e nos armários. Lá no quintal, as galinhas ciscam o chão, descobrindo o segredo de germinar minhocas.
E a roda d’água gira sem parar, gira sonhos, gira vida,
gira o tempo de todos nós.


Luciah Lopez

 Comente este texto
 Paralerepensar


Comentário (0)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: XSRM (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP será enviado junto com a mensagem.