A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 
 
 
Crônica
 
É cuidando que se entende
Por: Yé Gonçalves

Houve época em que se usava muito a expressão “é conversando que se entende”; inclusive, nos dias de hoje, ainda se encontra na moda, o que na prática nem sempre corresponde. Basta um choque de opiniões para que um diálogo, ou até mesmo uma amizade, seja desfeito.

Parece brincadeira, mas é a mais pura da verdade. Além das crises provocadas por estes tempos de pandemia, o que mais presenciamos são problemas no campo da comunicação, principalmente pelas redes sociais, onde a intolerância ocupa o seu espaço indevido e inoportuno.

Logo, a expressão “é conversando que se entende”, a meu ver, não anda funcionando, com eficácia, em meio ao cenário de intolerância que testemunhamos no dia a dia; diante das ideias e das práticas preconceituosas; e da falta de cuidado que muitos estão tendo consigo mesmo e para com o próximo, ou companheiro de caminhada.

Então, caríssimo leitor, precisamos modificar a referida expressão para a seguinte forma: “é cuidando que se entende”.

Eh! É isso mesmo! É cuidando que se entende; pois, nestes tempos de pandemia e demais tipos de crises, pelos quais estamos passando, é o que mais deveria se importar. Deveríamos estar aproveitando o ensejo destes momentos da nossa história para aprendermos a cuidar, pelo menos, de nós mesmos, ou que cada qual aprenda a cuidar de si mesmo, adotando os devidos cuidados preventivos contra esse tal vírus que só de ouvir falar o nome dele já nos causa um mal estar daqueles.

Diante da falta de consciência de muitos que acham que não vale a pena usar máscaras, nem evitar aglomerações, nem manter o distanciamento nas conversações, e ainda fazem campanhas contra a vacinação em voga, é necessário que aprendamos cada qual a cuidar de si mesmo, ou seja, pelo menos cuidar de si mesmo.

Quem sabe, cada qual cuidando de si mesmo, num treinamento constante, essa ideia se espalhe em vibrações, inclusive nos corações dos imprudentes e dos negligentes, e todos aprenderemos a cuidar um do outro, e juntos venceremos estes tempos de crises pelos quais todos nós estamos passando; pois, com certeza, é cuidando que se entende.

 Comente este texto
 Paralerepensar


Comentário (0)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: aDUC (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP será enviado junto com a mensagem.