A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 
 
 

 

 
Jornalismo
 
Uma nação de ovelhas gera um governo de lobos
Por: Marlene A. Torrigo

A precariedade e o descaso quanto ao Sistema Público de Saúde no Brasil são nítidos, transparentes. Deve o Estado cuidar da saúde e bem estar da população, entretanto, cortes de verbas e descaso dos governantes especialmente quanto à população de baixa renda e os que vivem abaixo da linha da miséria, mostram a realidade excruciante da maioria dos brasileiros, num cenário de jugo, de servidão.

A corrupção por sua vez, e a má gestão dos estados e municípios são grandes entraves para a melhoria da Saúde Pública no Brasil. Somas fenomenais, inclusas as de ajuda internacional, que deveriam ser voltadas para o enfrentamento à Covid-19, no intuito de adquirir tudo o que a atual pandemia necessita, essas somas fenomenais são vergonhosamente desviadas.

Cresce o número de desempregados, cresce a Fome. Povo esfaimado é povo desesperado, adoecido, sem forças, sem imunidade. Sequer as medicações de alto custo estão sendo encontradas. Um paciente transplantado não pode de forma alguma ficar sem medicamentos, assim como pacientes renais, pacientes psiquiátricos, e todos que dependem de medicações simples ou de de alto custo. Assim, quem pode comprar compra, mas quem não pode... Leve-se em conta que existem medicamentos onerosíssimos, de mil, três, mil, cinco mil reais, até mais.

Melhorias na saúde seriam possíveis se a corrupção tivesse fim, mas aí é sonhar muito alto. Pouco se pode fazer diante de uma minoria que tem em mãos o dinheiro surrupiado do povo. Um governo desumanizado, desprovido de ética, de caráter, que não respeita a integridade humana, que se investe de uma honestidade que não possui em tempo de crise, esse governo precisa ser questionado. Precisa ser forçado a apresentar soluções. E que hajam soluções! Para tanto, isso só será possível por meio de uma cidadania engajada no sonho de um Brasil de todos - e não de uns poucos.

O poder está nas mãos vazias do povo. Políticos corruptos, esses lobos, precisam ser eliminados nas eleições de forma decisiva e sistêmica. No enfrentamento à corrupção há necessidade de plena participação do povo, assim como é absolutamente necessário formação e estudo político nas escolas e universidades. Mudanças precisam de discernimento racional e positivo. Mesmo que demore anos para aperfeiçoar e melhorar o cenário político brasileiro, mesmo assim, as futuras gerações ganharão como herança nossa um Brasil humanizado.


* "Uma nação de ovelhas gera um governo de lobos" Bertrand de Jouvenel, 1903/1987, foi um escritor, jornalista, jurista, politólogo, economista e diplomata francês.

 Comente este texto
 Paralerepensar


Comentário (0)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: KdZB (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP será enviado junto com a mensagem.