A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 
 
 

 

Demétrio Pereira Sena
Publicações
Perfil
Comente este texto
 
Artigo
 
VACINAS VIDAS E DINHEIRO
Por: Demétrio Pereira Sena

Demétrio Sena - Magé

Passa da hora de cada brasileiro entender que política partidária, seja ela da direita, esquerda ou de centro, não vai nos livrar da pandemia. Nem a fé religiosa, se não tiver atitude... e a melhor atitude que a fé religiosa pode mostrar neste momento é acreditar que a ciência e a medicina são, por intermédio da humanidade, maravilhosas criações do possível Deus. Fé inerte, recolhida e desconfiada do mundo, esperando que a cura caia do suposto céu não tem nenhum valor.

Fomos criados com vacinas: tríplice viral, febre amarela, paralisia infantil, meningite, sarampo e tantas outras. Foram muitas agulhadas, gotinhas e até as pistolas que nos horrorizavam. Tivemos febres altas, diarreias e, muitas vezes, "viramos jacarés" ou camarões; nossas peles ficaram cascudas, vermelhas, encaroçadas... mas graças a todas essas vacinas estamos vivos... muitas doenças foram erradicadas e se tornaram lembranças de passados que não queremos de volta.

Agora nos preparamos para vencer mais uma tragédia... uma pandemia que mata milhões no mundo e centenas de milhares no Brasil. Porém, de repente pessoas ignorantes, mas infladas de maldade no coração e admiradoras de um governo genocida e negacionista estão levando milhares de outras pessoas mais simples e também ignorantes a rejeitar a vacina, com o argumento previsível das reações.

Sou alérgico a penicilina e frutos do mar. Outros, a ovo e lactose. Cada um deve procurar conhecer suas alergias e resistências. A dipirona, por exemplo, talvez o analgésico mais utilizado, pode matar algumas pessoas. Conheço indivíduos também alérgicos à amoxicilina, um antibiótico muito comum. Logo, é possível que uma fórmula de alguma vacina seja contra-indicada ou exija cuidados, para determinadas pessoas... mas todo medicamento contém suas contra-indicações ou efeitos adversos expostos obrigatória e publicamente.

Minha filha, com problemas circulatórios, decidiu se consultar com um médico para saber se convém tomar a AstraZeneca e, se convier, com que cuidados, não havendo outra opção. É uma atitude madura, diferente de alardear com disseminação de fake news ou estatísticas distorcidas e mal calculadas, que a vacina mata, por ela ser mais forte, apresentar algumas reações e ser, talvez, contra-indicada para determinadas pessoas. Já a Coronavac não se mostrou preocupante para nenhum grupo e outras vacinas ainda não estão disponíveis para todos, no Brasil.

O fato é que tanto quanto as vacinas, as informações idôneas estão ao nosso alcance. Resta buscá-las em órgãos de notícias reconhecidos e sites especializados, com endereços e registros. Não em páginas de redes sociais maliciosas... em pregações religiosas fanáticas atreladas a política partidária extremista... em sites de gabinetes do ódio, que proliferaram a partir daquele gabinete que decidiu, fraudulentamente, uma eleição presidencial.

Vamos acordar e fazer um acordo: política partidária, fé religiosa sem atitude positiva e ações fanáticas em favor de figuras públicas não vão acabar com a pandemia. A economia tem que ser sim, preservada, mas as vidas humanas não podem ser o preço. Toda vida importa e há formas menos cruéis de recuperar a economia e tornar o país governável do que reduzir população... potencialmente, os brasileiros que recebem aposentadorias e outros benefícios do governo.
... ... ...

 Comente este texto
 Paralerepensar


Comentário (0)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: fXfb (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP será enviado junto com a mensagem.