A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 
 
 
Coronavirus
 
Vacinas anti-Covid - Eis as questões
Por: Morena

Como sabemos, o cantor Agnaldo Timóteo morreu mesmo tendo tomado a segunda dose do imunizante.
A Microbiologista e fundadora do Instituto Questão de Ciência, Natália Pasternack, esclareceu a questão da janela imunológica, expressão usada para identificar o tempo que o organismo leva para a produção de anticorpos para se defender de determinada doença. Segundo ela, há dois fatores principais a serem considerados nesse caso: o tempo da resposta imune e a real função da vacina.
"A melhor resposta imune com a melhor produção de anticorpos e resposta celular vai acontecer, pelo menos, 15 dias após a segunda dose", começou. "A gente estipula 15 dias como uma média. Isso não significa que vai funcionar como um relógio ou uma regra. Varia de pessoa para pessoa e, COM A IDADE, a resposta imune diminui."
"Um segundo aspecto que precisa ser explicado é que a vacina é uma estratégia de saúde pública. Ela é coletiva e diminui a incidência da doença, a hospitalização e morte, porque diminui a probabilidade de você adoecer", defendeu. "Isso não quer dizer que a gente GARANTE uma proteção binária no indivíduo, entre sim e não. Quem tomou a vacina tem menor probabilidade de adoecer e de ficar gravemente doente. Então, VÃO APARECER casos isolados de pessoas que, mesmo vacinadas, vão adoecer. Vão aparecer casos isolados de pessoas que, MESMO VACINADAS, VÃO PRECISAR DE INTERNAÇÃO E MORRER.".
"Isso não deve ser olhado como uma falha da vacina. A vacina deve ser avaliada pela sua capacidade de DIMINUIR A INCIDÊNCIA DE DOENÇA, hospitalização e morte, em uma população. E não individualmente, porque ela é uma estratégia de proteção coletiva. Ela é uma solução probabilística de redução de risco, para a população, e não uma solução mágica para o indivíduo."

 Comente este texto
 Paralerepensar


Comentário (0)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: UCVM (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP será enviado junto com a mensagem.