A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 
 
 

 

Haroldo Pereira Barboza
Publicações
Perfil
Comente este texto
 
Artigo
 
Embromação - capítulo 1
Por: Haroldo Pereira Barboza

Embromações - capítulo 1

Candidatos a cargos públicos, chamam promessas de projetos.
Até podem ser. Mas ficam engavetados por anos. Tomam ar fresco quando sobem aos palanques. Nós os chamamos de embromações.

Tal prática vem dos primórdios, quando nativos deslumbrados com artefatos coloridos de metais ou chifres de elefantes, facilitavam o escoamento de nossas riquezas através dos navios estrangeiros em troca de tais bugigangas que os hipnotizavam.

Por receberem alimentos, medicamentos e água da generosa Natureza quase sem esforço (apenas esticar os braços), cultivaram a indolência que gerou a acomodação de seus herdeiros por diversas gerações. Por habitarem vasto território, não perceberam e não lutaram para evitar as perdas da terra ao longo dos séculos.

Os estrangeiros buscaram escravos africanos, mais resistentes aos estafantes trabalhos braçais a que eram submetidos à época. A produtividade manteve-se alta por vários anos e lucrativa. Com a aproximação da era industrial, os fazendeiros e donos de fábricas optaram por se livrar de seus subalternos (sem “indenizações”) promovendo a “libertação” total, criando uma imagem humanitária perante o mundo. E aproveitaram boa parte destes novos para habilitá-los a manejar as novas ferramentas.

Haroldo / RJ - jun/2021

 Comente este texto
 Paralerepensar


Comentário (0)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: TBgH (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP será enviado junto com a mensagem.