A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 
 
 

 

 
Crônica
 
ESPORTE CLUBE DEMOCRATA
Por: Tolentino e Silva

Resolvi dar um passeio na história do futebol, o jogo mais popular do mundo. Até hoje, não se têm dados concretos de quando e onde surgiu o futebol. O que descobrimos é que, em muitas culturas, os povos já faziam algo semelhante ao futebol: chutar bolas, porém, sem regras e sem limites. Muitos dão o título à Inglaterra. Contudo, naquele país, se oficializou esse esporte no século XX, já com regras, cujo principal objetivo era chutar a bola e colocá-la dentro do gol.
O goleiro ou guarda-redes (em tempos antigos, também chamado arqueiro ou porteiro, no Brasil e quíper/keeper, em Portugal), atleta presente em alguns desportos coletivos, como: futebol, futsal, handebol, hóquei, dentre outros.
O time mais antigo de futebol é o Sheffield, time inglês da cidade do mesmo nome, na Inglaterra, localizada no Condado de South Yorkshire, criado em 1857.
Outro time antigo, também inglês, é o Nortts Country Football, fundado em 28/11/1862.
Um dos principais formatos de estádios (em forma de círculo), foi inspirado no antigo Coliseu, na Roma Antiga, construído por Tito Vespasiano, nos anos de 70 e 90, com capacidade inicial para 50 mil espectadores e posteriormente, com sua ampliação, passou a receber até 90 mil espectadores. Ali, como em todos os países, essas arenas são usadas, não só para jogos de futebol, mas também para outros eventos.

Depois desse passeio pela Inglaterra, Portugal e Itália, voltemos ao Brasil.

O estádio mais antigo do mundo, da era moderna, foi inaugurado em 25/10/1908 e recebeu o nome de “Boca do Lobo”, fica na cidade de Pelotas/RS, com para 23 mil lugares.
O segundo mais antigo, é o “Cururu”, do Paissandu, em Belém/Pa, com capacidade para 16 mil lugares.

GOVERNADOR VALADARES

De acordo com a professora, escritora e acadêmica, Maria Cinira dos Santos Netto, em seu livro “Desbravadores e Pioneiros do Porto de Dom Manuel”, o time do Flamengo Football Club foi criado em 1920, quando o Coletor Federal, Manso de Andrade, vindo de Belo Horizonte/MG, trouxe bola oficial de football e chuteiras, material até então desconhecido pelos figueirenses.
O primeiro time foi formado por:
Antônio Alcântara,
Lírio e Lúcio Cabral,
Rodolfo de Abreu,
Chico de Paula,
Mário Rocha,
Hermes e Olavo Fabri,
Sylvio e Sizenado Ribeiro,
Aldo Plácido,
José e Pedro Espírito.

Existem duas versões sobre a criação do clube:
Uma delas dá conta de que o time nasceu após divergências de opiniões formadas entre a diretoria e a agremiação do Flamengo Football Club, de Figueira do Rio Doce.
Segundo o Gvesporte de 13/02/2018, o Democrata nasceu da fusão de um time de garotos que eram treinados pelo maquinista Agenor Virgílio de Oliveira, com ex-jogadores do Ibituruna Football Club, sob orientação do comerciante Cornélio Alves, que sugeriu o nome Sport Club Democrata.
Há um fato muito interessante sobre esse assunto. Segundo relatos, o time foi jogar com o Cachoeirinha, em Tumiritinga e perdeu pelo placar de 5X1. Com aquela derrota, surgiu a seguinte crítica:
“Arranharam um amontoado de jogadores e foram jogar na antiga Cachoeirinha, perderam por 5X1 e o presidente disse que não era Flamengo e sim um amontoado de bêbados.
Criou-se confusão e muitos trocaram de clube, indo para o Democrata.
A data oficial de fundação do Democrata é 13/02/1932, quando Figueira ainda era distrito de Peçanha.
O Democrata tem como símbolo a Kuparak Tek Tek, que significa Pantera, nome indígena dado pela tribo Krenak à onça pintada, habitante natural da região de Governador Valadares à época.

A cidade, desde os seus tempos de Distrito, teve os seguintes clubes de futebol:

Clube Atlético Pastoril – suas cores eram verde e branco. O mascote era um leão e o time era conhecido como “O Leão da Baixada”, em virtude de o estádio estar localizado no bairro Pastoril, também conhecido como “Baixada da Égua”.

Flamengo Football Club – principal clube na formação do Democrata; parte dos dissidentes deste clube formaram o Democrata.

Ibituruna Football Club







 Comente este texto
 Paralerepensar


Comentário (0)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: SUVO (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP será enviado junto com a mensagem.