A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 
 
 

 

 
Artigo
 
EDUCAR PARA A PAZ!
Por: SALETI HARTMANN



Sempre entendi que a Educação tivesse uma diretriz, um objetivo maior do que a simples acumulação de informações e conhecimento. Ao longo da História Humana, a Educação foi uma bússola que apontou inevitavelmente na direção da Paz, do uso consciente da Inteligência visando uma sociedade, uma civilização sempre evoluindo em todas as direções do Pensamento e da ação humanas.

Mas, atualmente, percebemos que este Sonho, essa UTOPIA, ainda encontra-se no seu nascedouro, desafiando cada geração que desponta para a Vida, acomodando-se de acordo com as diferenças de valores entre as diversas épocas. Parece que alguns grupos e entidades já desistiram de buscar a utopia, o sonho bom de vivermos pacificamente e com inteligência voltada para o BEM COMUM.

No tempo da 2ª Guerra Mundial, foram feitas pesquisas sobre que tipo de Ser Humano estava por trás do HOLOCAUSTO. Que tipo de mente atraiu tanta violência para nosso Planeta.

As respostas para essa pesquisa, trouxeram à tona que os mais engajados na terrível matança, eram os intelectuais, donos de Diplomas das mais altas Graduações em todas as áreas do Conhecimento.
Com um sentimento de horror, após um olhar mais demorado na forma como se abandonaram os melhores rumos, as melhores utopias, percebemos que, novamente a intelectualidade insensível se apropriou do conhecimento e das informações para incitar o ódio e a violência para a vida presente e futura.

A isso, chama-se de EDUCAÇÃO GEOPOLÍTICA!

Além dos Conhecimentos nas áreas Humanas, estão sendo adotados objetivos e estratégias rumo ao belicismo e à divisão dos grupos humanos em castas que não assumem os VALORES nos ensinamentos.

Os jovens, que não possuem memória histórica, ou a possuem deturpada de sua verdadeira realidade, aliam-se aos discursos de destruição da Paz, da intolerância, através da destruição das Instituições Milenares, matando completamente as melhores UTOPIAS, os melhores Sonhos de verdadeira grandeza na nova narrativa, que se baseia na admiração de personagens que mais incitaram a violência em eras passadas.

Talvez possamos novamente, resgatar a simplicidade na Educação dos jovens e das crianças, implantando em suas mentes uma memória sadia, que proporciona Paz e amor ao verdadeiro Conhecimento.

O Ser Humano precisa entender que a Educação, os Valores e Princípios não foram “inventados”, foram assimilados no decorrer da História por verdadeiros Mestres que acreditaram (e ainda acreditam) numa mente poderosa não somente preparada para a guerra, mas, principalmente, preparada para a PAZ!

Além de ser um grande sonho humano, estas Utopias do Bem fazem parte do Projeto de Deus, para seus Filhos e Filhas na Terra.

Para ilustrar um pouco este texto, acrescento uma pequena história da vida real, que aumenta ainda mais, a urgência de mudanças de rumo no Mundo da Educação.

Ela começa bem assim:

“ERA UMA VEZ...
Um destacado cientista que jamais acreditou em Deus, e pensava que o conhecimento e a ciência humana não tinham limites, usando toda a sua inteligência e tempo para inventar armamentos cada vez mais violentos e mais perfeitos para eliminar vidas humanas.

Certo dia, em idade avançada, olhou para trás, e para si mesmo, contabilizando o sucesso alcançado em guerras e armamentos pesados... mas, não pode sentir-se feliz... pelo contrário, pois, novamente o dedo de Deus apontou para a sua consciência, e, pela primeira vez, contabilizou também os milhões de mortes humanas causadas pela sua inteligência e inventos.

Então, o milagre se fez, pois finalmente ele compreendeu o maldito estigma que acompanha tudo o que se refere às guerras e ao uso indiscriminado da inteligência, sempre em busca de aperfeiçoamento de artefatos para matar...matar...

Pela primeira vez, chorou desesperadamente sobre as suas monstruosas criações bélicas ao associar mortes a tudo o que promoveu o seu sucesso apenas voltado para a guerra... para a violência.
Olhou para dentro de si... olhou para o Céu, e murmurou, baixinho para Deus, no qual jamais acreditou. Sua voz, entrecortada pelas lágrimas, conseguiu dizer:

- Deus! Me perdoe!!!! Só Tu podes trazer alívio para a minha Dor... para o meu arrependimento. Eu troco todo o meu Conhecimento bélico, minha Inteligência e meu “sucesso” por uma única Ave-Maria! “
O Mundo está numa encruzilhada, onde é preciso, urgentemente, optar pelo tipo de seres humanos que se quer preservar do presente até o futuro da Civilização.

Continuaremos com a Educação Geopolítica, voltada para as guerras, ou adotamos um ensino voltado para a evolução e o progresso humanos na direção da felicidade e do crescimento individual e coletivo, fazendo evoluir a Mente nos parâmetros da sensibilidade, empatia e, principalmente no amor fraterno?
Parece piegas? Parece muito simples?

Porém é esta simplicidade, que nos vai salvar da extinção total e irreversível do Planeta e da Mente Humana, privilégios do Criador, quando quis que seus filhos e filhas vivessem em Paz e com Amor.

Saleti Hartmann
Professora e Poeta

 Comente este texto
 Paralerepensar


Comentário (0)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: KMLB (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP será enviado junto com a mensagem.