A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 
 
 

 

JOSE ROBERTO TAKEO ICHIHARA
Publicações
Perfil
Comente este texto
 
Artigo
 
Estocadas e agressões mútuas sem tréguas?
Por: JOSE ROBERTO TAKEO ICHIHARA

Quando uma disputa vira guerra...

O mundo vive momentos preocupantes diante do conflito diplomático gerado pela visita da presidente da Câmara dos Estados Unidos a Taiwan. A China entendeu isso como um intervenção na sua soberania e reagiu com manobras militares próximas à Ilha. Por causa disso, o Japão reclamou dos foguetes disparados pela China que atingiram pontos do seu mar territorial. A Rússia já havia declarado que isso foi uma provocação dos Estados Unidos à China. Enfim, o episódio arrastou alguns que nem estavam envolvidos diretamente. Guerra comercial é isso?
Mas as potências econômicas adotam medidas que não atingem o campo da compreensão do mortal comum. Talvez porque sempre se acreditou que “em briga de cachorro grande” a maioria não deve se meter. A China impediu Taiwan de participar de reuniões globais como a da Organização Mundial de Saúde, mas não pode impedir que líderes mundiais viajem para a Ilha, segundo a presidente da Câmara dos Estados Unidos. Provocação? Ameaça à soberania e a integridade territorial? Vai saber o que realmente está por trás de tudo isso.
Aqui em Terra Brasilis o problema é outro, mas nem por isso menos preocupante. Com a proximidade da campanha oficial para as eleições deste ano, o clima esquenta e os ânimos ficam mais acirrados. Por isso, cada declaração dos que lideram as pesquisas, especialmente para a presidência da República, brotam ações e reações dos partidos, inclusive envolvendo o TSE, que farão parte da normalidade deste processo. O eleitor, porém, deve deixar de lado as bravatas e as picuinhas e focar no que realmente interessa. Aferir a consciência e enxergar além do tumulto.
Portanto, os que sempre disseram que o presidente Bolsonaro prega o discurso de ódio viu com espanto quando o seu partido, o PL, entrou com pedido de multa contra o PT. O motivo? Durante um discurso pelo Nordeste o ex-presidente Lula disse que Bolsonaro é fascista, genocida, negacionista e desumano. Isso atingiu a honra do atual mandatário, algo inaceitável para os apoiadores do Mito. Quem diria? O atual presidente da República sempre se referiu a Lula como o 9 dedos ladrão. À parte o respeito aos oponentes... a tal liberdade de expressão é seletiva?
Um desdobramento comum na política é a consequência dos acordos para vencer as eleições. Quem vê somente por um lado, sem pensar no que acontece depois disso, simplifica muito o problema. É tanta divergência por causa dos interesses que o desgaste para lidar com isso não é para qualquer um. O que agrada para alguns desagrada na mesma proporção, muitas vezes até maior, para outros. Daí que unir e separar com as costuras é imprevisível porque se trata de comportamento humano diante das situações. Tudo pelo bem comum acima do pessoal?
Os especialistas em política e eleições comentam os resultados das pesquisas e os movimentos dos partidos que participam diretamente ou como simples apoiadores dos candidatos. Ao eleitor, resta aguardar a divulgação dos programas de governo dos que disputam os cargos nos níveis estadual e federal. No momento de mostrar o poder de convencimento é que muitos vão decidir a escolha, principalmente os indecisos e os que desejam mudar tudo isso que está aí, ou que já esteve. A chance de avaliar o que já fizeram e o que estão fazendo é agora. Então...
No meio de tanta intolerância, discurso de ódio e até morte por divergências política e ideológica, o Brasil teve um momento de reflexão sobre a vida. O país soube do falecimento do humorista, escritor, ator e entrevistador Jô Soares. Aos 84 anos, ele deixou um enorme legado no teatro, na televisão, na literatura e no estilo descontraído e divertido de enfrentar o dia a dia. Os depoimentos de alguns que conviveram com ele são emocionantes e todos fizeram questão de destacar a inteligência e a genialidade dele. Perdemos um inesquecível e versátil ser humano.
O fato é que o ambiente brasileiro continua tenso entre as autoridades dos Poderes Executivo e Judiciário. As estocadas do presidente da República, citando nomes dos ministros nas suas declarações ofensivas, são respondidas com dureza pelo STF, mas sem citar nominalmente o autor das agressões públicas. Quem esperava uma trégua por causa das eleições se enganou. Alguns comentaristas dizem que o Mito aposta que isso fortalece a sua imagem junto aos eleitores fiéis. Mas algumas opiniões falam que se ele perder as eleições... a cadeia não está descartada.

J R Ichihara
06/08/2022

 Comente este texto
 Paralerepensar


Comentário (0)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: IONQ (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP será enviado junto com a mensagem.