A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 
 
 

 

JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA
Publicações
Perfil
Comente este texto
 
Crônica
 
O DIA QUE FIGUEREDO DISSE NÃO A FIFA !
Por: JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA



BONS TEMPOS EM QUE TINHAMOS HOMENS DIGNOS NA PRESIDENCIA. NEM FIFAs, CBFs, NEM RICARDOs TEXEIRAs MANDAVAM NO NOSSO FUTEBOL, E NO NOSSO TERRITÓRIO NACIONAL.
“Governo veta a Copa no Brasil”
De fato, naquela época dos “generais-presidentes” não abdicaram do bom senso em relação à pobreza do país, pois pobreza era de fato pobreza e deveria ser tratada como tal para erradicá-la, e dar um alento a nossa população dentro das possibilidades econômicas via orçamento público; e referente a isso o regime militar (1964-1985) fez muito,até desencadear a crise do petróleo no início da década de 80 do Século XX.
Já nos dias de hoje, “a tal pobreza mequetrefe (enxerida = intrometida)”, que permeia os discursos panfletários dos demagogos que pululam a Ilha da Fantasia, tem como fim único dar mais embasamento ao próprio discurso ideológico. O projeto de poder político, “panis et circenses” se alimenta da “pobreza mequetrefe”, feito parasita a esta, pois é nela que os porcos ideológicos do “discurso-panfletário-político-demagógico” chafurdam para se eternizarem no poder.
O Senador ACM na época Governador da Bahia, (o verdadeiro ACM) era contra totalmente uma copa por aqui no enquanto o Brasil estivesse fora dos trilhos.
Hoje, a tônica dos gestores é a seguinte: Enquanto houver pobreza e falta de cultura, sempre estaremos no poder e jamais voltaremos com cuecas e bolso vazios para casa.
Assim, professam “vida longa à miséria social, para haver vida longa ao “discurso-panfletário-político-demagógico”, que se encontra refestelado no poder, do poder, para o poder-mequetrefe-subdesenvolvido," distribuindo benesses, esmolas e outras facilidades, fechando escolas centenárias como a Escola Leopoldo Reis, o Getúlio Vargas o Odorico Tavares e outras instituições educacionais só aqui em Salvador. Deus nos defenda.
Assim, o dia 11 de março de 1983 o jornal Zero Hora de Porto Alegre (RS) publicou a seguinte manchete: “Governo veta a Copa no Brasil” . Foi decisão do Presidente da República, General-de-Exército João Baptista de Oliveira Figueiredo , que contrariou pedido da CBF e da FIFA. Achava ser gasto desnecessário!!! O João Havelange ofereceu a Copa do Mundo no Brasil e o General-Presidente Figueiredo lhe respondeu:
“Você conhece uma favela do Rio de Janeiro?
Você já viu a seca do nordeste?
E você acha que eu vou gastar dinheiro com estádio de futebol?”.
Eu lembro-me dessa matéria, havia lido desse jornal até de um colega da Philips do Brasil ainda aqui no bairro do Comércio em Salvador, eu morava ainda em Macaúbas, ele era vendedor e viajava muito para Porto Alegre, e tomavamos umas cervejas no bar Normalista no Barbalho próximo ao ICÉIA.
Para mim, Figueredo foi o melhor presidente que o Brasil já teve.

JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA

[email protected]

 Comente este texto
 Paralerepensar


Comentário (0)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: SIEN (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP será enviado junto com a mensagem.