A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 
 
 

 

 
Jornalismo
 
Noticias da Bahia 16.05.2010
Por: Antonio Jorge Moura

Miudinhas globaisde Tasso Franco, no site www.bahiaja.com.br :

1. Por incrível que pareça, a atual cena político-eleitoral da Bahia está muito parecida com a tese defendida pelo cientista político francês Maurice Duverger no seu livro "Os Partidos Políticos", lançado nos meados do século passado. Duverger analisava que, naquela época, os partidos nas democracias mais avançadas do Mundo, na pratica, promoviam uma ditadura partidária, dos órgãos do alto comando, sobre os seus simpatizantes, filiados e representantes.

2. Nestas priscas eras baianas, filiados e detentores de mandatos estão sendo levados para determinadas situações vexatórias, em virtude de decisões monocráticos de cúpula, sem que sejam ouvidos nem cheirados, levando-os para uma mudança de comportamento totalmente díspar do que vinha adotando.


3. Como exemplo, pode-se citar as situações das bancadas estaduais do PL (em parte), PSC, PRP e PT do B que apoiavam o Governo do Estado e agora vêem as suas agremiações fecharem com o apoio a chapa da oposição, levando-os a um quadro de prática de verdadeiro malabarismo, no sentido de não perderem a legenda e as benesses da situação governante.


4. O que mais intriga é que as organizações destes partidos são, há muitos anos, todas cartoriais, porque não tem interesse de constituir os órgãos diretivos, conforme estabelece a Lei de Organização Partidária-LOP. Nem existe, do ponto de vista legal, limite para que isto se acabe, podendo ficar eternamente sob comandos monocráticos.


5. A melhor resposta para tal tratamento seria a debandada dos futuros eleitos para se filiarem a partidos que tenham organização montada, deixando os cartoriais sem qualquer representação eleitoral e, por conseguinte, sem visibilidade pública, levando-os a extinção por inanição.
**



6. Sabe qual é a população dos municípios sorteados pela Controladoria Geral da União - CGU - para que seja inspecionada a aplicação dos recursos federais repassados? Uibai (14.203 habitantes ), Arataca (10.953), Heliópolis (14.713) e Iuiu (12.093). O de maior população representa 0,1% do contingente estadual e são os menos populosos de suas respectivas regiões, que são Irecê, Sul, Nordeste e Sudoeste.

7. Para ter maior abrangência de representatividade do universo a ser fiscalizado não seria salutar dividir os municípios, em cada estado, por faixa populacional e sortear um representante de cada uma? Afinal de contas, o grosso dos recursos é rateado com base na população municipal e quando ocorre essa concentração da fiscalização em municípios pequenos há uma notória dispersão dos objetivos.


8. A propaganda da Renault na TV oferece, achando isso uma vantagem, carros com ar e direção. Noutra, fala em veículo completo. Agora, imaginem vocês carros sem ar e sem direção, ou incompletos. Essa é o tipo da propaganda me engana que eu gosto.

9. Falar nisso, estamos no início de maio, e as concessionárias já estão anunciando e vendendo veículos ano 2011. Procon neles. Quando chegar no final do ano vão vender, certamente, a linha 2012. Daqui a pouco estaremos no ano 2015 usando carros 2020. Ê Brasil!

10. O Lula está na maior boa intenção de que vai convencer o presidente do Irã de usar seu programa nuclear para fins pacíficos. Em Israel, ninguém acredita nisso.

11. O secretário de Agricultura do Estado diz que vai lançar um planejamento para sua pasta abrangendo 20 anos. Ou seja, pensando em 2030. Só que as novas tecnologias até lá vão engolir esse plano numa boa.

12. Nas saidinhas bancárias - disse-me o Rasta do Pelô - só quem não perde são os banqueiros. Como sempre.

13. Como perguntar não ofende, o Rasta quer saber quando o secretário Meireles vai descer a rampa da Rocinha do Pelô de novo?

14. O Sinpoju engrossou: a greve dos servidores do TJ segue adiante.

15. Depois que o prefeito João mexeu na estrutura da Secretaria de Saúde do Município, diz que o secretário José Carlos Brito estaria disposto a considerar sua gestão como encerrada. Dever cumprido.

16. Uma semana depois que foi publicado o artigo de Caetano Veloso em O Globo, A Tarde fez repercussão inclusive republicando o artigo.

17. Eduardo Campos ainda é o favorito a reeleição em Pernambuco. Mas, o lançamento da candidatura de Jarbas Vasconcelos vai dar um trabalho enorme ao governador daquele estado.

18. Falar em PE a General Motors decidiu instalar sua distribuição de veículos para o Nordeste em Ipjuca, a partir do Porto de Suape. Mais 1x0 na Bahia. As primeiras levas de carros, Ágile, fabricados em Rosário, na Argentina, já desembarcaram para atender 49 concessionárias da região.

19. A Bahia, ultimamente, só tem levado ferro de Pernambuco.

20. Geddel tem confidenciado a amigos que aposta tudo na campanha propriamente dita e no horário eleitoral. Está entusiasmado com a receptividade que tem recebido no interior, no plano político.

21. O vereador André Eloy, de Cruz das Almas, diz que será uma injustiça se a Prefeitura de Cruz não contratar a banda Acarajé com Camarão para atuar nos festejos de São João.

 Comente este texto
 Paralerepensar


Comentário (0)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: IZPZ (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP será enviado junto com a mensagem.