A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 
 
 

 

 
Coronavirus
 
CORONAVÍRUS – um vírus altamente letal
Por: Marlene Nascimento

Um novo vírus, o coronavírus, recentemente identificado na China, causa doença respiratória, apresentando febre, dor e mal-estar geral. Seus sintomas são mais fortes do que uma gripe sendo considerado altamente letal. Afirma-se que o vírus já chegou em vários países. Uma possível pandemia está sendo cogitada, ou seja, o vírus poderá se alastrar globalmente. No Brasil, o Ministério da Saúde colocou o país em alerta para o risco de transmissão, mesmo sem nenhum caso confirmado.

Grandes epidemias já surgiram na história a humanidade, como a peste negra, a cólera, a tuberculose, a varíola, gripe espanhola, ebola, tifo, sarampo, malária, febre amarela, poliomielite, AIDS. A peste negra - também conhecida como peste bubônica - e a cólera, são epidemias que mataram boa parte da população do planeta, causadas pela absoluta falta de saneamento básico. Outras epidemias mais recentes, como o Zikavírus, surgem , sempre causadas pela falta de saneamento básico, especialmente nas regiões mais pobres que sofrem com a falta de políticas públicas, patrocinadas principalmente pela corrupção.

A situação do saneamento básico no mundo são alarmantes. Indicadores estimam que aproximadamente 2,4 bilhões de pessoas no mundo vivem sem serviços básicos de tratamento de água e coleta de esgoto. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 7 pessoas em cada 10 vivem sem saneamento adequado. Indicativos apontam que 633 milhões de pessoas no mundo continuam sem acesso a uma fonte de água potável. Outros dados da OMS mostram que 3,5 milhões de pessoas morrem no mundo por problemas relacionados ao fornecimento inadequado da água por ano, e mais de 1,5 milhão são crianças com menos 5 anos.

De acordo com o escritor americano David Quammen, autor do livro "Propagação: infecções animais e a próxima pandemia humana", são as intervenções humanas na natureza, cada vez mais agressivas, que provocam o surgimento das chamadas zoonoses - a passagem de vírus dos animais para o homem.

Vírus e bactérias estão adquirindo resistência à medicamentos e vacinas. Imaginemos uma pandemia humana em que um antibiótico ou uma vacina atuem como água açucarada no organismo humano. Ai de nós! Seremos varridos do mapa. Ou aprendemos a preservar o planeta ou pereceremos, vitimados pelos poderosos bichinhos invisíveis.

 Comente este texto
 Paralerepensar


Comentário (0)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: EFNZ (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP sera enviado junto com a mensagem.