A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 
 
 

 

ODILON DE MATTOS FILHO
Publicações
Perfil
Comente este texto
 
Jornalismo
 
LULA: LIBERTÉ, EGALITÉ, FRATERNITÉ
Por: ODILON DE MATTOS FILHO

A cidade de Paris capital da França conhecida como Cidade Luz é um dos principais centros financeiro, diplomático, comercial, científico, cultural e turístico da Europa. Além disso, Paris é referência Política e considerada, universalmente, como o berço do humanismo, uma cidade libertária que foi a primeira capital da história que viveu um governo revolucionário com base operária, que ficou conhecido como a “Comuna de Paris” e que representou a primeira tentativa de criação e implantação de um governo socialista, por meio de um levante popular de natureza espontânea e orgânica.

E foi nesta capital de tanto simbolismo histórico e Político que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi homenageado no dia 03 de Março de 2020 com o título de Cidadão Honorário de Paris. Uma honrosa homenagem que a Prefeita Anne Hidalgo e o Conselho de Paris concederam ao ex-presidente Lula. O Título é o reconhecimento dos resultados do governo Lula no combate à fome e à desigualdade. Agora o presidente Lula se junta a mais dois grandes homens: Nelson Mandela e Dalai-lama, ambos, também, cidadãos parisienses.

Em seu discurso, Lula agradece a honraria e disse que se emocionava “de maneira especial, porque [o Título] foi concedido num dos momentos mais difíceis da nossa luta, quando me encontrava preso de forma ilegal, uma prisão política num processo que ainda não se encerrou”...Continuando o presidente Lula disse: Este processo, [se referindo ao governo do PT] ao longo do qual cometemos erros, certamente, porém muito mais acertos, foi interrompido em 2016 por um golpe parlamentar, sustentado por poderosos interesses econômicos e geopolíticos, com apoio de seus porta-vozes na mídia e em postos-chave das instituições. “...O candidato que venceu as eleições [2018], dono de um histórico de ataques à democracia e aos direitos humanos, foi poupado pelas grandes redes de televisão de enfrentar em debates o companheiro Haddad. Essa mídia, portanto, é corresponsável pela ascensão de um presidente fascista ao governo do Brasil..1”.

Após a cerimônia de entrega do Título de Cidadão Honorário ao presidente Lula aconteceu o que todos já esperavam no Brasil: o silêncio obsequioso dos três principais jornais do país que não noticiaram, absolutamente, nada sobre essa honraria recebida por um ex-presidente do Brasil. O Globo, a Folha de São Paulo e o Estadão, ao optarem por tentar esconder essa notícia, comprovam a pequenez da imprensa brasileira, a seletividade ideológica, o partidarismo sem limite e paradoxalmente a pior de todas as atitudes para a imprensa: a censura, especialmente, neste momento em que o país flerta com o obscurantismo e que jornalistas e a própria imprensa vêm sofrendo continuados ataques contra a liberdade de expressão.

Mas, mesmo diante desta tentativa das elites do país em esconder a popularidade internacional do presidente Lula, o mundo e grande parte da sociedade brasileira, ainda, reconhecem o seu exitoso trabalho à frente da presidência da república, onde ousou enfrentar as elites do país e tirou quase quarenta milhões de pessoas da miséria, fazendo com que todas as famílias tivessem, no mínimo, três refeições por dia e abriu as portas das universidades para o povo pobre e negro das periferias do país.

Portanto, presidente Lula saiba que esse honroso título de Cidadão Honorário da cidade de Paris é motivo de muito orgulho para a maioria dos brasileiros e certamente é o começo de sua “desforra” contra todas as arbitrariedades, ilegalidades e injustiças que sofrera nas mãos sujas dessa elite brega, carcomida e covarde.







1 Fonte: https://www.brasil247.com/midia/globo-folha-e-estado-omitem-de-seus-leitores-o-premio-concedido-a-lula-em-paris

 Comente este texto
 Paralerepensar


Comentário (0)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: VeNN (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP será enviado junto com a mensagem.