A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 
 
 

 

 
Coronavirus
 
Pandemia - E lavar as mãos...
Por: Marlene Nascimento

Certa mulher disse que tudo sobre o Covid - 19 é mentira, que são informações falsas, que tudo não passa de loucura do povo, que tem muito dinheiro envolvido nas notícias fantasiosas. (Ó bendita inguinorância!)

Seria bom se todas as notícias veiculadas fossem mesmo fantasiosas. Mas não são. Infelizmente o novo coronavírus é uma realidade. Claro, há o sensacionalismo, mas temos ciência que pessoas estão morrendo quase que no mundo todo, vitimadas pelo Covid – 19.

Informa-se também que os muitos idosos, por serem mais vulneráveis, apresentam um índice de mortalidade maior. Pode até ser, e entende-se que eles possuem mesmo baixíssima imunidade, que os riscos para eles são maiores. Contudo, com a total falta de leitos hospitalares, especialmente na UTIs, e pouquíssimos quartos de isolamento, é possível que estejam deixando os idosos morrer sem os devidos socorros médicos. É que nem navio naufragando: com poucos botes salva-vidas, o comandante deverá escolher entre salvar vidas jovens ou vidas velhas. Qual será sua escolha?

Com tanta gente tagarelando sobre o que desconhece e o que está acontecendo de verdade, faltam informações dos órgãos de Saúde. As secretárias de Saúde e das unidades epidemiológicas não conseguem atender todos os pedidos de empresas, que pedem esclarecimentos e orientações de como os seus funcionários devem se prevenir contra o novo coronavírus. Falta posicionamento das prefeituras sobre as medidas urgentíssimas que tomarão para proteger a população, e especialmente proteger enfermagem e médicos.

Quando um exame para Covid -19 dá positivo para uma pessoa, essa mesma pessoa já infectou várias outras. Portanto, não é hora de filosofar às cegas, sem conhecimento científico de causa. É hora de agir. É hora de cobrar do Ministério da Saúde um posicionamento eficaz. Precisamos nos assegurar que estão resolvendo questões abrangentes sobre a atual pandemia, como: medicamentos, paramentos e materiais de urgência para os profissionais de saúde que trabalham diretamente com os infectados, sobre UTIs, sobre quartos de isolamentos, sobre questões escolares e restrição de eventos.

Cientistas epidemiológicos preveem que daqui uns quatro meses o Covid – 19 sofrerá uma involução, possivelmente com o lançamento de uma vacina ou medicamento, mas até lá os casos de doença pelo mundo multiplicarão com certeza. Por enquanto, o momento no Brasil não está mais para fazer piadinhas engraçadas ou infames sobre a grave ameaça do corona vírus. É hora de seriedade, reflexão e tomada de cuidados. A lição é dura, e é para todos. E lavar as mãos, lavar as mãos, lavar as mãos...


 Comente este texto
 Paralerepensar


Comentário (0)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: fgHK (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP sera enviado junto com a mensagem.