A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 
 
 

 

Antuérpio Pettersen Filho
Publicações
Perfil
Comente este texto
 
Jornalismo
 
DIREITO DO CONSUMIDOR : COPASA - COMPANHIA DE SANEAMENTO DE MINAS GERAIS É LEVADA À JUSTIÇA POR SUPOSTA COBRANÇA INDEVIDA
Por: Antuérpio Pettersen Filho

DIREITO DO CONSUMIDOR : COPASA - COMPANHIA DE SANEAMENTO DE MINAS GERAIS É LEVADA À JUSTIÇA POR SUPOSTA COBRANÇA INDEVIDA
Por : Pettersen Filho
A COPASA - COMPANHIA DE SANEAMENTO DE MINAS GERAIS, que se incumbe, em nível estadual, de ofertar tratamento de esgoto, e fornecimento de água, em Minas Gerais, acaba de receber determinação judicial de que se abstenha de cortar o fornecimento de água, e consequente tratamento de esgoto, de consumidora, em Belo Horizonte – MG.

Segundo ação que tramita em uma das Unidades Jurisdicionais de Pequenas Causas do Consumidor, em Belo Horizonte, proposta por A. P Forattini, que discorda da cobrança em duplicidade, conforme narra na sua petição, em que a Empresa vem fazendo lançamentos de conta aleatórios, sem quantificação de consumo, por estimativa e média, conforme informa, de antes da pandemia, quando seu consumo era maior, diferente de hoje, quando sequer trabalha, ademais, cobrando, segundo ela, duas vezes pelo mesmo serviço, primeiro, o que corresponde a cerca de 50% da conta, por fornecer água tratada, e, segundo, de novo, mais uma vez, novamente, por cobrar o mesmo tanto, cerca de 50% da Tarifa, pelo suposto tratamento do esgoto, o que alega ser bise idem, ou, seja, também, venda casada, proibida pelo CDC – Código de Defesa do Consumidor, esclarece-nos seu Advogado, Wagner Geraldo de Freitas, seria vedado em Lei.

Na Decisão, ainda liminar, não sendo Sentença final, assim consignou o Magistrado:
"Vistos, etc.
Reconheço competência.
Cuida-se de pedido de antecipação de tutela, por meio da qual pretende a parte autora em sede de liminar que a ré COMPANHIA DE SANEAMENTO DE MINAS GERAIS - COPASA se abstenha de interromper o fornecimento de água em seu imóvel.
Decido.
O art.84, caput, do Código de Defesa do Consumidor, prevê a concessão de tutela especifica na ação que tenha por objeto o cumprimento da obrigação de fazer ou não fazer. O§3°, do mesmo artigo, permite ao juiz conceder essa tutela liminarmente, caso haja justificado receio de ineficácia do provimento final.
No presente caso, o objeto da ação versa sobre faturas que a parte autora alega divergirem do seu real consumo. Pleiteia a parte autora a antecipação do provimento final para que a ré se abstenha de interromper o fornecimento de água em seu imóvel e, segundo o que se observa da petição inicial, está presente o receio de ineficiência do provimento final, uma vez que a ausência dos serviços básicos de fornecimento de água, até decisão final do feito, poderá acarretar-lhe danos de difícil reparação.
Diante do exposto, CONCEDO a tutela liminarmente, para que a ré se abstenha de interromper o fornecimento de água prestado na residência da parte autora, até o final da lide, referente aos débitos discutidos, sob pena de multa diária a ser arbitrada em fase de execução, nos termos do art. 84, §°, do CDC.
Intime-se a parte autora.
Cite-se. “

Saiba mais em www.abdic.org.br

Pettersen Filho, membro da IWA – International Writers and Artists Association, é advogado militante e assessor jurídico da ABDIC – Associação Brasileira de Defesa do Individuo e da Cidadania, que ora escreve na qualidade de editor do periódico eletrônico “Jornal Grito do Cidadão”, sendo a atual crônica sua mera opinião pessoal, não significando necessariamente a posição da Associação, nem do assessor jurídico da ABDIC

 Comente este texto
 Paralerepensar


Comentário (0)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: fIOI (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP será enviado junto com a mensagem.