A casa dos grandes pensadores

Bem-vindo ao site dos pensadores!!!

| Principal |  Autores | Construtor |Textos | Fale conosco CadastroBusca no site |Termos de uso | Ajuda |
 
 
 

 

 
Jornalismo
 
A aveia quer te matar
Por: Francisco Amado

Muitas pessoas acham que a aveia faz muito bem e que ela é um alimento saudável, que emagrece e traz diversos benefícios. Mas, esse é um mito que existe em diversos outros alimentos também.

A verdade é que os benefícios diretos são poucos. Os maiores benefícios vêm da troca que a pessoa faz ao ingerir esse tipo de alimento. Ela deixa de comer alimentos como adoçantes, açúcares e refrigerante, por exemplo. Afinal, de você tirar da dieta aquilo que é pior, já vai sentir melhoras na sua saúde.

Agora, ela por si só, traz pouco benefício. O único que podemos trazer é uma substância chamada Beta-glucana. Ela é uma substância que melhora a sensibilidade à insulina, fator bastante positivo.

Tipos de aveia
Farinha de aveia, farelo de aveia, floco de aveia. Existe até farinha de aveia com sabor. Qual a diferença?

Bom, a farinha com sabor você pode descartar desde já, pois tem adoçantes, corante e conservantes.

As demais são processadas. Isso porque, nós, seres humanos, não conseguimos comer ela de forma fácil, porque possui uma casca muito dura. Para ser ingerida, ela requer um mínimo processamento que seja, para que possa cair essa carapaça que protege essa semente dos predadores.

Seus antinutrientes fazem mal ao organismo
A aveia possui seus próprios antinutrientes. Três deles são importantes de evitar ingerir:

Ácido fítico: Essa substância impede a absorção do magnésio, zinco e ferro pelo organismo. Então, ter índices baixos nesses nutrientes pode ter relação com a aveia, se você faz o consumo desse produto.
Lectina: A lectina causa irritação na parede do seu intestino, fazendo blocos, buracos na parede do intestino. Como resultado, esses buracos fazem com que pessoas com pré-disposição a doenças autoimunes possam desenvolvê-las.
Avenina: É uma proteína existente na aveia. Ela é altamente inflamatória. Gruda na parede do intestino, como se fosse uma cola e isso impede a absorção de nutrientes. Pode causar inchaço nas pessoas, principalmente na barriga.
Aveia não é boa para a saciedade
Em termos de saciedade, um dos argumentos usados em favor da aveia, ela deixa bastante a desejar. A aveia possui somente 12% de proteína, ou seja, muito pouco para causar saciedade.

A maior parte dela é composta por amido, um carboidrato de rápida absorção. Cerca de 73% da aveia é composta por ele. O amido acaba facilitando a alimentação das bactérias ruins em seu intestino, por isso que a aveia não é interessante, em termos de poder de nutrição.

https://www.instagram.com/p/C2K-w4mIuWQ/

 Comente este texto
 Paralerepensar


Comentário (0)

Deixe um comentário

Seu nome (obrigatório) (mínimo 3, máximo 255 caracteres) (checked.gif Lembrar)
Seu email (obrigatório) ( não será publicado)
Seu comentário (obrigatório) (mínimo 3, máximo 5000 caracteres)
 
Insira abaixo as letras que aparecem ao lado: QgFD (obrigatório e sensível. Utilize letras maiúsculas e minúsculas;)
 
Não envie mensagem ofensiva e procure manter um intercâmbio saudável com o seu correspondente, que com certeza busca dar o melhor de si naquilo que faz.
Seu IP será enviado junto com a mensagem.