NOTAS MUSICAIS:
Existem sete notas musicais: DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ, SI.
De uma nota para a outra, seguindo a seqüência
natural, existe “ um tom “ de distância, exceto de MI para FÁ
e de SI para DÓ, que estas distâncias de apenas MEIO TOM ou SEMI
TOM . Chamamos T para TOM e S para SEMI TOM.
ACIDENTES:
Existem dois acidentes: BEMOL ( b ) e o
SUSTENIDO ( # ). Atentem para a regrinha:
Baixando um “ S “
- BEMOL ( b )
Subindo
um “ S “ -
SUSTENIDOS ( # )
Exemplo:
LÁ subindo um
“ S ” =
LÁ#
LÁ
baixando um
“ S “ =
LÁb
Obs.:
As notas MI e SI não admitem SUSTENIDOS.
As notas FÁ e DÓ
não admitem BEMOL.
TABELA DE NOTAS E SEUS ACIDENTES:
:
: DÓ# :
: RÉ#
:
:
: FÁ#
:
: SOL#
: :
LA# :
:
:
DÓ :
: RÉ
:
: MI
: FÁ :
: SOL :
: LÁ
:
: SI
: DO
:
: RÉb
:
: Mib
:
: :
SOLb :
: LÁb
:
: SIb
:
:
ESCALA
MUSICAL:
É uma sucessão de todas as notas de um
TOM ou SEMI TOM até completar uma oitava ( iniciando-se e
findando-se pela mesma nota ).
Ex.:
DÓ, RÉ,
MI, FÁ,
SOL, LÁ,
SI, DÓ
ou RÉ,
MI, FÁ,
SOL, LÁ,
SI, DÓ,
RÉ ou
MI, FÁ, SOL, LÁ, SI, DÓ, RÉ, MI, e.t.c...
A escala pode ser: CROMÁTICA
ou DIATÔNICA.
CROMÁTICA
ou SIMPLES – É aquela cuja a distância de uma nota para
outra é mista ( em
TOM e SEMI TOM ). Ex.: LÁ
SI
b
ESCALA CROMÁTICA DE
“ LÁ “:
SI DÓ
DÓ #
RÉ Mib MI
FÁ FÁ
# SOL Láb
LÁ
A escala DIATÔNICA divide-se em dois
grupos:
MAIOR
– Quando tiver esta proporção (
2T IS
3T IS ).
Ex.: Escala
de DÓ MAIOR: DÓ, RÉ, MI,
FÁ, SOL,
LÁ, SI,
DÓ
MENOR
– Quando tiver esta proporção (
IT IS
4T IS ).
Ex.: Escala de DÓ MENOR:
DÓ, RÉ,
MIb, FÁ,
SOL, LÁ,
SI, DÓ.
INTERVALOS:
Tomando como padrão a escala de DÓ MAIOR,
vamos classifica-la em:
NOTAS |
GRAUS |
INTERVALOS |
DÓ |
1a. |
PRIMEIRA |
RÉ |
2a. |
SEGUNDA |
MI |
3a. |
TERCEIRA |
FÁ |
4a. |
QUARTA |
SOL |
5a. |
QUINTA |
LÁ |
6a. |
SEXTA |
SI |
7a. |
SÉTIMA |
DÓ |
8a. |
OITAVA |
HARMONIA:
Existem dois tipos de HARMONIA: MELODIA E ACORDE.
MELODIA
- É a sucessão de notas isoladas ( tocadas separadamente
).
ACORDE – É a reunião simultânea (
tocadas ao mesmo tempo ).
Se tomarmos os 1º, 3º e 5º graus de uma
escala musical, estará formando o acorde fundamental. Que toma o
nome da escala.
Ex.: Acorde
de DÓ MAIOR
“ DÓ
MI SOL
“
1ª
3ª
5ª
Se quisermos obter o acorde menor, basta
diminuir o “ 3º grau
“, em meio tom.
Ex.: Acorde de DÓ MENOR “
DÓ
MI
SOL “
1ª
1/2TOM - 3ª
5ª
DISSONÂNCIA:
No acorde de DÓ MAIOR já vimos que é
formado por DÓ,
MI, e SOL, porém se
acrescentarmos uma outro nota da escala no acorde, esta
provoca a formação de uma dissonância, que revolucionará o
acorde, dando-se o nome correspondente ao acorde seguido do grau.
Ex.: Se juntarmos ao acorde de DÓ MAIOR a
nota LÁ que é correspondente ao 6º grau na escala de DÓ MAIOR, estará formando
o acorde
de DÓ MAIOR, com a sexta. Que se escreve DÓ 6,ou DÓ
MI
SOL
/LÁ.
NOTA:
Todos os graus dissonantes introduzidos em um acorde devem fazer
parte obrigatoriamente da escala correspondente ao acorde.
CORDAS
E AFINAÇÃO:
1ª casa |
2ª casa |
3ª casa |
E |
6a. |
MI |
A |
5a. |
LÁ |
D |
4a. |
RÉ |
G |
3a. |
SOL |
B |
2a. |
SI |
E |
1a. |
MI |
SIMBOLOGIA:
Mão
esquerda
Dedo |
Símbolo |
Indicador |
1 |
Médio |
2 |
Angular |
3 |
Mínimo |
4 |
Mão
direita
Dedo |
Símbolo |
Polegar |
p |
Indicador |
i |
Médio |
m |
Angular |
a |
CIFRAS:
CIFRADO é uma nomenclatura universalmente
usada para representar os acordes. A maior parte das edições
musicais vem escrita a cifra correspondente a harmonia.
SIMBOLOGIA:
DÓ |
MAIOR |
C |
DÓ |
MENOR |
Cm |
RÉ |
MAIOR |
D |
RÉ |
MENOR |
Dm |
MI |
MAIOR |
E |
MI |
MENOR |
Em |
FÁ |
MAIOR |
F |
FÁ |
MENOR |
Fm |
SOL |
MAIOR |
G |
SOL |
MENOR |
Gm |
LÁ |
MAIOR |
A |
LÁ |
MENOR |
Am |
SI |
MAIOR |
B |
SI |
MENOR |
Bm |
OBS.: Maior
ou “ M “,
e Menor
ou “ m “
BRAÇO DO VIOLÃO
E SUAS NOTAS CORRESPONDENTES
E
|
Eb/D#
|
D
|
Db/C#
|
C
|
B
|
Bb/A#
|
A
|
Ab/G#
|
G
|
Gb/F#
|
F
|
E
|
6
|
MI
|
A
|
Ab/G#
|
G
|
Gb/F#
|
F
|
E
|
Eb/D#
|
D
|
Db/C#
|
C
|
B
|
Bb/A#
|
A
|
5
|
LÁ
|
D
|
Db/C#
|
C
|
B
|
Bb/A#
|
A
|
Ab/G#
|
G
|
Gb/F#
|
F
|
E
|
Eb/D#
|
D
|
4
|
RÉ
|
G
|
Gb/F#
|
F
|
E
|
Eb/D#
|
D
|
Db/C#
|
C
|
B
|
Bb/A#
|
A
|
Ab/G#
|
G
|
3
|
SOL
|
B
|
Bb/A#
|
A
|
AbG#
|
G
|
Gb/F#
|
F
|
E
|
Eb/D#
|
D
|
Db/C#
|
C
|
B
|
2
|
SI
|
E
|
Eb/D#
|
D
|
Db/C#
|
C
|
B
|
Bb/A#
|
A
|
Ab/G#
|
G
|
Gb/F#
|
F
|
E
|
1
|
MI
|
OBS.:
E
pode ser Fb
B pode ser
Cb
F
pode ser
E#
C pode ser
B#
FÓRMULA DOS ACORDES MAIS COMUNS
Acordes Maiores |
Acordes Menores |
X |
1,3M, 5J |
Xm |
1,3m, 5J |
X 7M |
1,3M 5J 7M |
Xm, 7 |
1,3m, 5J 7m |
X 7M (#5) |
11,3M, #5,7m |
Xm, 7, 9 |
1,3m, 5J 7m, 9 |
X 7M (#11) |
1,3M, 5J 7M,#11 |
Xm, 7, 11 |
1,3m, 5J 7m, 11 |
X 7M 9 |
1,3M, 5J 7M, 9 |
Xxm, 6 |
1,3m, 5J 6 |
X 6 |
1,3M, 5J 6 |
Xm, 6, 9 |
1,3m, 5J 6, 9 |
X 6 9 |
1,3M, 5J 6, 9 |
Xm (7M) |
1,3m, 5J 7M |
X add g |
1,3M, 5J, 9 |
Xm (7M) 9 |
1,3m, 5J 7M, 9 |
|
|
Xm 7 (b5) |
1,3m, b5, 7m |
Acordes Dominantes
|
Acordes Diminutos |
X 7 |
1,3M, 5J 7m |
Xo |
1,3m, b5 |
X 7 9 |
1,3M, 5J 7m, 9 |
Xo7 |
1,3m, b5, bb7 |
X 7 13 |
1,3M, 5J 7m, 13 |
Xo7 (Bb13) |
1,3m, b5, bb7, b13 |
X 7 (#5) |
1,3M, #5, 7m |
|
|
X 7 (b5) |
1,3M, b5, 7m |
|
|
X7 (#11) |
1,3M, 5J 7m, #11 |
|
|
X7 (#9) |
1,3M, 5J 7m, #9 |
|
|
X7 (b9) |
1,3M, 5J 7m, b9 |
|
|
X
7 (b13)
|
1, 3M,
5J 7m, b13
|
|
|
X
7 (b9) 13
|
1, 3M,
5J 7m, b9, 13 |
|
|
X
7 4(X7sus4) |
1, 4J,5J 7m
|
|
|
X
7 4 9
|
1, 4J, 5J
7m, 9
|
|
|
X
7 4 (b9)
|
1, 4J, 5J
7m, b9
|
|
|
FORMAÇÃO DE UM ACORDE
Com
base na formula abaixo, temos:
X
= 1, 3M, 5J
X
= 1, 3m, 5J
Onde,
X
= Nota
principal. Ex.: Escala de DÓ MAIOR:
DÓ, RÉ, MI,
FÁ, SOL,
LÁ, SI,
DÓ
3M = É o 4º semi-tom acima da nota principal.
3m = É
o 5º semi-tom acima da nota principal.
5J
= É o 7º
semi-tom acima da nota
principal
FORMAÇÃO DO 2º E 3º ACORDES DE UM TOM
O 2º acorde de um tom é formado pelo 7º semi-tom acima do tom
principal, com 7ª.
O
3º acorde de um tom é formado pelo 5º semi-tom acima do acorde
principal.
Obs.:
Obedecer apenas quando for
TONS MAIORES e MENORES.
BOA SORTE E BONS ACORDES |